25/12/2012

O NATAL EM OUTRAS RELIGIÕES


NATAL EM OUTRAS RELIGIÕES

Escrito por Alan Barbieri.
Budismo
Cristo nem sequer é mencionado pelos textos sagrados desta religião. Sua festa mais importante ocorre em maio, quando os devotos rememoram o nascimento e a morte de Buda. Nessa ocasião, dão banhos de chá em uma imagem de elefante com um bebè em cima. Ela depois é colocada em um altar enfeitado.
Hinduísmo
Os adeptos dessa religião reconhecem Cristo como um avatar (encarnação de Vishnu, uma de suas entidades divinas mais importantes). O dia 25 de dezembro é reservado à comemoração da Festa das Luzes. Neste dia, para eles, o nascimento da luz venceu a escuridão.
Islamismo
Para os islâmicos, Cristo é uma espécie de profeta. Mas mesmo dando relativa importância a sua figura, os fiéis não possuem uma data especial para comemorar seu nascimento. As duas principais festas da religião são a Eid el-Fitr, celebração do desjejum realizada após o Ramadã, e o Eid el-Adha, que marca o encerramento da peregrinação a Meca.
Judaísmo
Os judeus não reconhecem Jesus Cristo como Filho de Deus e, portanto, não comemoram seu nascimento. No período do Natal, eles realizam o Chanuká, ou a Festa das Luzes. Ela relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após 3 anos de guerras. Quando foi retomado, o local estava cheio de imagens pagãs e sediava costumes profanas. Para purificá-lo, foi necessário acender diversas luzes. Por isso, o principal símbolo do chanuká, que dura 8 dias, é a menorá (candelabro judaico). As oito velas que o adornam são acesas, uma a cada dia, durante a festividade.
Testemunhas de Jeová
Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová, apesar de prestarem devoção a Crista, não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Eles também preferem negligenciar a data, porque não há nada na Bíblia que ateste ser este o dia do nascimento do Messias.
Umbanda
A religião associa Cristo a Oxalá, o maior de todos os Orixás. No dia 25 de dezembro, os umbandistas agradecem à este Orixá que, segundo sua crença, é quem desperta e estimula a fé dos seres.

PAZ NA TERRA


Paz na Terra
 
A palavra "paz" talvez seja muito mais usada nesta semana do que em qualquer outra época do ano.

Vemos essa palavra em grandes letras douradas nos cartões de boas festas e as ouvimos através das vozes que cantam nas ruas: "Paz na Terra, bate o sino, alegre a cantar...”

É agradável ouvir e nos faz sentir bem.

Parece até que é possível.
Porque é.

Mesmo na nossa época, em que existe guerra e conflito, a paz continua sendo uma possibilidade.

No Kabbalah Centre, ensinamos que cada uma das 70 nações do mundo possui seu próprio anjo, um ministro que preside tudo o que acontece com aquele lugar. Quando os anjos de cada nação dão-se as mãos em união, existe paz.
Quando brigam nos mundos superiores, a guerra eclode no mundo físico.

Mas existe um grande segredo, revelado pelos kabalistas.
Embora os anjos determinem o que acontece na realidade física, nós os afetamos através de nossa consciência e das nossas ações.
Que entendimento poderoso esse, de que podemos controlar nosso próprio destino além do âmbito celestial!

Se quisermos uma realidade de paz, precisamos ter uma consciência de paz.
Não importa o que aconteça.

A paz verdadeira é incondicional.
Ela não se importa com quem fez o que a quem.
Ela não depende de estarmos ou não confortáveis, nem de nossos sentimentos.
E não vem só quando é fácil e depois sai correndo quando as coisas ficam difíceis.

Quando pudermos olhar amigo ou inimigo e respeitá-lo incondicionalmente, poderemos criar uma realidade de paz.

É fácil começar um conflito ou uma guerra, mas é quase impossível saber como isso vai acabar.

Da escala global até nossas próprias vidas, seja uma briga entre países, um conflito com nossos vizinhos ou talvez apenas uma discussão com um membro da família, tudo o que precisamos é que uma pessoa dê à outra o espaço para ser quem é.

Parece tão simples.
Mas a verdade é simples.

Se pudermos baixar nossas defesas tempo suficiente para enxergar a Luz que existe no ser humano do outro lado do campo de batalha, do outro lado da rua ou do outro lado da mesa de jantar, poderemos fazer com que os anjos deem fim a todos os conflitos.

Paz é a certeza eterna e duradoura de que a Luz está em tudo e em todos.
Não importa o que aconteça.

Felicidades para o mundo.
 
Por: Yehuda Berg