30/03/2012

UMBANDA E ESPIRITUALIDADE




UMBANDA& ESPIRITUALIDADE

Por João Coutinho



Algumas pessoas meperguntam o porquê médiuns de Umbanda possuem uma vida cheia de dor esofrimentos. É claro que não é bem assim, uma regra geral, entretanto, cabeaqui uma explicação para o melhor entendimento sobre mediunidade eespiritualidade.

Tudo se inicia antes daencarnação do espirito num corpo humano, neste processo verifica-se o que o seprecisa para dar seguimento a sua ascensão espiritual. Ao encarnar-se aconsciência estará subjugada a limitações do corpo, como o esquecimento e opoder de escolha vinculada ao ego. O corpo físico é apenas um receptáculo quepossui como mestre o cérebro. Suas limitações faz com que a metade da realidadeem que vivemos seja rejeitada.

Neste processo cria-secondições para que o futuro encarnado possa cumprir seu objetivo na terra.Inicia-se assim, a preparação de influências externas e internas que vão levara forma material a ser direcionado para o cumprimento de sua sina.

Dentro deste orbe aqual o espirito se designa, são escolhidos os pais que vão doar as herançasgenéticas indispensáveis, dentre elas, as possíveis doenças, compatibilidades,sexualidade, vocação e mediunidade. Sim, a mediunidade é um dom. Inclusive ahereditariedade social, tanto da família e sociedade que vão influenciar nareligião, estudo e outros.

A data e hora donascimento têm como finalidade buscar as influências astrais, assim como, aregência do orixá que vão se processar na personalidade, no gênio, a propensãotrabalhista e outras influências astrológicas e de seu regente. Por isso épossível descrever uma pessoa nascida em um determinado signo ou de seu orixá.

Depois de implantada asemente no corpo encarnado, este fica suscetível às escolhas da matéria, feitaspelo ego. O corpo humano é comandado pelo cérebro e este é sugestionável a todotipo de influências, condicionamento, hábitos e crenças. Há uma parte docérebro que não promove a escolha, esta parte é chamada de cérebro reptiliano, ondeinicia a consciência na forma de instintos. A segunda parte é chamada decérebro mamífero ou sistema límbico, onde inicia a consciência na forma de emoçõespor fim o cérebro primitivo ou neocórtex, que inicia a consciência racional.

Não se escolhe quemama, simplesmente ama e pronto, tampouco diz a um leão ou a um urso que podemrosnar o quanto quiserem, pois escolheu não ter medo deles, e olhar para umabarata e dizer, “Olá, eu escolhi ter medo de você”. O amor como sentimento, omedo e o desejo não são escolhas, é uma condição humana programada no cérebro. Aescolha encontra-se no desejo de viver aquele amor, ou não, e no controle mentaldo medo e do desejo.

A eliminação ou adissolução do ego em coisas boas é imprescindível para ter-se verdadeirasescolhas. Quanto mais próximo da consciência encarnada, maior será a condição devivenciar a verdadeira vontade. Entretanto, por mais que viva uma vida correta,com religiosidade e atitudes corretas, não o livra do que foi programado e doque foi destinado à consciência encarnada. A maneira correta de ser influencia navelocidade, na frequência e na forma como lidamos em frente às expiações e ascobranças cármicas.

Significa que para quehaja uma mudança na realidade ao seu redor tem como causa primeira uma mudançainterior, como pensamentos, atitudes e outros, porque estamos expostos à causae efeito das escolhas. Quando há uma mudança na realidade, como causa primeira,sem interferência das escolhas, significa uma ação necessária da criação com opropósito de corrigir o desejo de receber para si mesmo, não sendo a causa eefeito como fator importante e sim o resultado, a vontade espiritual de seevoluir.

Além disso, age deforma direta no ego, para que se transforme. O egocentrismo é um programa quediz “O que eu vou ganhar com isso”. Assim, muitas de nossas atribulações e sofrimentossão causadas não pela vontade espiritual e sim por causa de nossas escolhasvoltadas ao ego, estas sim podem ser evitadas e moldadas por nós. O que comandaestas escolhas é a vontade de receber, no entanto o universo e a natureza sãodoadores. O ar que respiramos os alimentos que nos sustentam e a vida que nosressurge neste mundo é uma doação para nossa elevação espiritual.

A Umbanda, inclusive osOrixás que reinam em cada ponto energético da natureza possuem um complexodoador. As faculdades mediúnicas é uma doação a qual a mediunidade faz aumentaresta frequência receptora do ser humano.

Mas a mesma força que elevapara uma espiritualidade plena, também puxa para baixo. O sofrimento e asexpiações não podem ser encarados como uma punição e sim como uma correção. Aqueda é inevitável, ela dá uma sensação de fracasso, de que não se aprendeunada e que tudo foi em vão. Isso significa que há um principio de direita queacrescenta e um principio de esquerda que rejeita, que quando acionado vaifazer as cobranças cármicas necessárias para correção interior.

Este princípio tem comoobjetivo de mudar a qualidade de recepção, corrigindo-o para uma transformação,para que se retome de onde parou, seria impossível continuar se elevando comalgumas condições e faculdades do ego inseridas na consciência espiritual.Podemos dizer que o “Sofrimento é a força que nos faz avançar inconscientemente”.Quanto mais tempo estivermos presos a esta correção, mais demorado será osofrimento.

É neste ponto queretomo a pergunta feita por alguns médiuns. Toda ou qualquer que seja afilosofia ou religião, esta deve ser voltada a fazer com que as pessoas semelhorem como seres humanos. Ninguém pode mudar ninguém, portanto o trabalho aplica-sena direção de fazer o individuo se melhorar como pessoa.

Templos de Umbanda quedirecionam seus trabalhos apenas a incorporações, rituais, magias e feitiçosvoltados para o ego, sem um processo de aprendizagem o qual tem como objetivoos conceitos espiritualistas, dando lugar a fofocas, intrigas e crenças dosanto mais forte, quem dança melhor, quem é o pai de santo com mais poder e desejospara satisfação do ego, como, por exemplo, feitiços de amarrações (perdi o meuamor, mesmo que ele não me queira mais eu o quero de volta pra mim) e simpatiasque vão apenas favorece-los, estes templos, estão fadados ao fracasso.

Seus médiuns, por maisque consigam receber, ficam perdidos e quando o sofrimento os perturba vem àdescrença. A descrença é um sinal que você acredita demais e que isso não estáte fazendo bem. Não a crença em Deus ou no Orixá, mas as crenças limitadoras,onde seu Deus está matando seu Deus. Em toda crença nasce uma crençalimitadora, é como dizer que “Deus é amor e ao mesmo tempo dizer, se você nãoacreditar nele, será julgado, irá para o inferno e sofrerá toda desmazela davida, queimará no fogo do inferno, será espetado com o tridente do diabo atéficar reduzido ao pó e jamais será salvo, mas lembre-se Deus te ama”.

A descrença é umaresposta importante em nossa vida, exatamente quando exageramos em acreditarque o orixá pode nos livrar de tudo e acabamos por desrespeita-lo,transformando-o em nosso servo.

Nada adianta fazeracordo, tratados e subornos com dizeres “Se meu guia ou orixá me dar isso eudarei aquilo para ele”. O segredo é doar para receber, receber e doar. Subornossão uma infantilidade do médium que age como uma criança mimada e birrenta,onde aquilo que fazem com seus pais da matéria querem fazer também com seuspais espirituais. Mesmo que tentem fazer algo, em alguns casos, os cobradores cármicos,vão desfazer, ou cobrar depois. Caso o médium não consiga ter uma percepção darealidade, é levado à descrença, porque suas atitudes estão o prejudicandotrazendo mais sofrimento. Em seguida é movida a outra religião ou filosofia queo faça perceber que deve melhorar como pessoa, isto é uma correção.

Um Templo de Umbandadeve-se organizar, não somente para trabalhar o seu lado ritualístico, mas comoum sistema de aprendizagem espiritualista, às vezes é cansativo, e muitos delesestão presos ao hábito de que somente o ritual vai trazer a eleespiritualidade. Cortar este hábito pela raiz é complicado, mas com organizaçãoe vontade pode ser feito. Apresentando o médium como um ser receptor-doador enão apenas como receptor, e que todo desejo possa ser compartilhado, não sendosomente ele o beneficiado. A bandeira da Umbanda é a caridade, um verdadeiroumbandista jamais deve esquecer-se disso.
--

RITUAL DO CONSELHO CARMICO 01/04





Amados,paz

O Conselho Cármico é formado por Seres de Luz, tambémchamados de "Senhores do Karma" que zelam pelo equilíbrio Kármico daHumanidade terrestre, principalmente nestes momentos de transiçãocósmica.

Reúnem-se quatro vezes ao ano (no último dia de cada mêsem Março, Junho, Setembro e Dezembro), no Templo da Precipitação, localizado noReino da Luz, sobre as Montanhas Royal Teton, nas Montanhas Rochosas, nos EUA,para análise e deliberação das petições apresentadas por todos os Seres.

Nestas datas, o Grande Conselho Cármico libera, emabundância, a Luz da Misericórdia de Deus, Violeta Púrpura, que, conduzidapelos Seres Divinos, irradia-se por todas as frequências vibratórias, levandoaos seres humanos o auxílio liberado e a consequente redução de seus fardoscármicos.

As “Divina Presença Eu SOU” de todas aspessoas encarnadas na Terra encontram-se com estes Seres de Luz para juntosescolherem seus destinos para os próximos 3 meses.

Todas as pessoas encarnadas, nas noites de Reunião doConselho Cármico, em corpo espiritual, enquanto dormem, se encontram com osSeres de Luz responsáveis por todas as formas de evolução no planeta e cada umESCOLHE o que se propõe a fazer nos próximos 3 meses.

São enormes os benefícios que poderemos obter escrevendo aeste Conselho nestes períodos do ano, pois estes Seres dão-nos a oportunidadede pedirmos bênçãos e patrocínio para os nossos objetivos construtivos:objetivos espirituais e materiais, como por exemplo saúde, trabalho, projetosvários, relacionamentos, família, avanço espiritual, paz, psicologia interior eesperanças mais profundas tanto a nível pessoal como coletivo.

Aproveite este dia para estabelecer seu compromissointerno com a sua Verdade e Força Vital, projetando assim no mundo externo opotencial da sua alma: Felicidade, Harmonia, Saúde, Abundância,Realizações.

Antes de nascer, estivemos junto ao Conselho Cármicopreparando cuidadosamente as lições a serem aprendidas durante essa existência.Planejando também os recursos que nos possibilitam o sucesso do aprendizadodessas lições: o tipo do corpo físico, a família, o local do nascimento,etc.

O objetivo das lições é o desenvolvimento gradual que nosleva à perfeição, à alegria e ao controle consciente de tudo que nos acontece.Após o nascimento, continuamos recebendo o auxílio dos abençoados seres quecompõe o Conselho Cármico, para o cumprimento de tudo a que nos propusemos.

Quatro vezes por ano, com o auxílio de nossos guiasespirituais e do Arcanjo Miguel, voltamos ao Conselho Cármico que avalia osajustes que necessitamos para melhor aproveitamento das circunstâncias nasquais estamos inseridos atualmente.

Novos recursos podem ser gerados para a execução de nossastarefas, encontros com mestres ou auxiliadores podem ser providenciados,mudanças, novas oportunidades de aprendizado, etc. Quando nos conscientizamosdessa programação e nos harmonizamos com nosso plano de vida, podemos nosbeneficiar melhor e mais rapidamente desse auxílio.

Podemos expor aos membros do Conselho Cármico nossasdificuldades e nossos projetos enfatizando que nossos pedidos sejam concedidosapenas se estiverem de acordo com a vontade do Criador, pois apenas Ele sabe oque realmente é melhor para cada um de nós.

No tempo e circunstância possíveis, nossos pedidos serãoatendidos.

Não apenas por nós, podemos pedir auxílio para as pessoasque amamos, para a nossa comunidade e para o benefício de toda a humanidade,desde que sempre colocarmos estes pedidos sob a Lei Maior e Justiça Divina,para que nossos pedidos não interfiram no livre-arbítrio e na programaçãocármica de cada um.

Todas as almas precisam passar perante este conselhoCármico antes e depois de cada vida encarnada. Durante todo o período deencarnação, a alma tem ao seu lado, um anjo que a acompanha registrando todasas suas manifestações. Este anjo é conhecido como o "anjo doregistro". Todos estes dados são entregues a anjos chamados de"guardiões dos pergaminhos". Estes, atuam junto aos Senhores doKarma, que consultam estes registros, antes de tomar decisões sobre as nossasvidas. Sempre dispostos a ouvir os argumentos que oferecemos, podemos nosentregar confiantes ao julgamento dos Senhores do Karma, atualmenterepresentados pelos seguintes Seres Cósmicos, que compõe o ConselhoCármico:

1º Raio - Saithru- O Grande Diretor Divino, responsável pela 7ª Raça-raiz da Humanidadeterrestre;

2º Raio- Libra - a Deusa da Liberdade e Equilíbrio, e porta-voz para oConselho Cármico;

3ºRaio - Mestra Ascensa Nada - a Deusa do Amor Devocionale Gratidão;

4º Raio - ElohimCyclopea (também conhecido por Elohim Vista) - Deus da Iniciação, Ciência,Concentração e Cura;

5º Raio - PalasAthena - a Deusa da Verdade;

6º Raio -Pórtia - a Deusa da Oportunidade e Justiça e complemento do Mestre SaintGermain;

7º Raio - KwanYin - a Deusa da Misericórdia e Compaixão;

8º Raio -Vairoshana, Buda Dhyani; + Arcanjo Miguel - Fé, Protecção, Vontade Divina; + EntidadesInterdimensionais e Interplanetários - energia electromagnética que facilita amanifestação de nossos sonhos; + A Presença EU SOU de todos os Seres encarnadosna Terra.

O Grande Diretor Divino é uma função que direciona um propósitounificado às mais variadas necessidades de uma raça. Atualmente quem exerceessa função é Lanto que já foi Diretor do 2º Raio (dourado).

A Deusa da Liberdade personifica o Amor-perfeito de Deusque nos concede amor incondicional, compaixão, força e pureza.

A Mestra Nada, Diretora do 6º Raio (rubi), não se conseguefixar sua imagem por mais que alguns instantes, porque ela vai se diluindo emtoda a humanidade, tão grande é seu amor por nós e seu desejo de que sejamostudo, resgatando o melhor que há em nós.

O Elohim Cyclopea é o "olho que tudo vê", aVisão Ilimitada de Deus que enxerga a essência de todas as coisas. Nada podeser escondido, nem mesmo uma intenção.

Palas Athena, a Deusa da Verdade, atua no 5º Raio (verde)auxiliando a desfazer nossas compreensões erroneas que só nos trazemsofrimento, para nos ajustar aos propósitos evolutivos.

Portia , Deusa da Justiça, atua no 7º Raio (violeta),ajudando a estabelecer a medida exata do que nos pode ser concedido a cadamomento (nosso débito com a humanidade é tão grande que, se tivéssemos desaldá-lo de uma só vez, seríamos imediatamente extinguidos, fulminados diversasvezes).

Kwan Yin é a Deusa da Misericórdia que alivia nossosofrimento. Tão grande é sua compaixão que nos auxilia sempre mais do que naverdade merecemos.

Vairoshana, um dos Budas Dhyani, personifica o poder queestabelece a Verdade consumindo a nossa ignorância e permitindo que vejamos ascoisas como elas realmente são.

Então, a cada 3 meses, podemos escrever uma carta aoConselho Cármico agradecendo tudo o que temos recebido, pedindo auxílio para oque nos falta cumprir, orientações para as nossas dificuldades e recursos parao nosso desenvolvimento e o de toda a humanidade.

Mas somos mais criteriosamente avaliados a cada ciclo de12 anos (aos 12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96 anos, e além, se chegarmos a estarencarnados além desta idade).

O Ritual ao ConselhoKármico ocorre todos nos anos, nos dias:
- 31 de Março;
- 30 de Junho;
- 30 de Setembro;
- 31 de Dezembro.


Segue uma breve explicação sobre o ritual do conselho cármico...
O ritual do conselho cármico no nosso grupo será dia 01/04 ao meio dia-domingo e é preciso pré reserva.

PRÓXIMAS ATIVIDADES -MENTE EQUILIBRIO






Amados,paz
Segue abaixo a programação das próximas atividades do grupo..

26/03-Umbanda -linha dos baianos -19:30
27/03-Reiki /xamanismo especial -   19:30
28/03-Curso mediunico(primeira aula -turma b) -19:30

01/04-Curso mediunico 09 as 12 hrs
          Ritual do conselho cármico -12:00

02/04-Umbanda -caboclos -19:30
03/04-Reiki para animais -   19:30
04/04-Mestrado de reiki -     19:30
06/04-Trabalho especial de reflexão-sexta feira santa -09 as 11hrs

Para os inscritos na nova turma do curso mediunico nesta quarta favor confirmar sua inscrição por eimail =alessandro.contato@gmail.com  ou pelo tel 7865-7317
www.mente-equilibrio.blogspot.com

TRABALHO ESPECIAL-SEXTA FEIRA SANTA REFLEXÕES





Amados,paz

Para finalizarmos a vibração energética da quaresma o nosso grupo concentrará pelo oitavo ano a atividade especial da sexta feira santa,
Um dia que nos precisamos refletir sobre nossos atos,meditar novas energias para que no domingo de Pascoa possamos ressucitar aquele nosso eu interior adormecido e perdido.
É necessário essa reflexão para abertura de novos caminhos e ainda mais firmamos energias para a nova Era.
Por ser um grupo universalista vamos centralizar num único dia todas as energias pertencentes a nossa egregora..

Reflexão da alma -Freis da corrente de desobsessão

Reflexão do espirito -caboclo Guainumbi-linha da umbanda branca

Reflexão da saúde -Dr Alberto -linha de cura

Reflexão da vida -Guardião Sete Encruzilhadas-linha da umbanda carismática

Reflexão do coração -Xaman Arakatan -linha xamanica

Reflexão da mente -Mestre Satochi -linha oriental

Será permitida a entrada somente até as 09 da manhã


DIA 06/04/2012
das 09 as 11 hrs

Pré inscrições antecipadas pelo eimail alessandro.contato@gmail.com ou pelo tel 11 7865-7317 ou na recepção do grupo
vagas limitadas...